A energia solar, como próprio nome já diz, é a energia produzida pelo Sol e convertida em energia utilizável por nós. Para se ter uma ideia, o Sol produz 4.000.000 de vezes mais energia do que consumimos no mundo. Ou seja, é uma fonte inesgotável, além de sustentável.
Essa grandeza energética ainda é muito pouco explorada no Brasil. Considerando que é uma forma disponível a todos, visto que o Sol não tem dono, e é absolutamente gratuita por isso, por que é tão pouco explorada ?
O grande problema é que a forma de captar essa energia solar para que possa ser aproveitada demanda instalações e tecnologias que geram certo receio no brasileiro. Afinal, o novo (não tão novo assim) gera medo.
Mas, felizmente, o número de instalações no Brasil vem crescendo bastante, colocando a energia solar como uma das maiores tendências e inovações do momento.
Esse crescimento se deve ao fato de os brasileiros terem começado a enxergar os benefícios da energia solar de forma mais clara.
Conheça os benefícios e vantagens da energia solar:
A energia solar e fotovoltaica não é poluente, tornando-a, antes de tudo, uma energia limpa e sustentável.
Desconto de até 95% na sua conta de luz mensal.
Os custos de energia aumentam ano a ano.
O custo benefício vem se tornando cada vez melhor, tendo em vista as tecnologias avançadas que tornam os painéis mais potentes, além da mínima manutenção exigida.
A energia solar é excelente em locais remotos e de difícil acesso, considerando sua instalação em pequena escala que não obriga vincula enormes investimentos em linhas de transmissão.
Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território, e, em locais longe dos centros de produção energética sua utilização ajuda a diminuir a procura energética nestes e consequentemente a perda de energia que ocorreria na transmissão.
Agora, por outro lado, conheça as desvantagens da energia solar:
Variação na quantidade produzida de acordo com a situação climática (chuvas, tempo nublado, etc.), além de que na noite não existe a produção.
As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas por exemplo aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), e a energia hidroeléctrica (água).
Percebe-se, portanto, que as vantagens sobrepõem as desvantagens, considerando que essas últimas são bem pontuais e resolúveis.
Energia solar não é um custo, e sim um investimento, além de ajudar o planeta ao utilizar energia sustentável.
Gostou deste conteúdo ?
Siga-nos no Instagram: @k2wenergia
Commentaires